Domingo, 22 Abril 2018

foto site lula livre color 1 1

Slideshow - Notícias

Ambulâncias do SAMU!


Leia Mais

Instituto Federal de Santa Catarina!


Leia Mais

Mais Médicos!


Leia Mais

Minha Casa, Minha Vida!


Leia Mais

Ponte Anita Garibaldi/Laguna SC!


Leia Mais

PRONAF!


Leia Mais

Universidade Federal Fronteira Sul!


Leia Mais

Ambulâncias do SAMU!

Instituto Federal de Santa Catarina!

Mais Médicos!

Minha Casa, Minha Vida!

Ponte Anita Garibaldi/Laguna SC!

PRONAF!

Universidade Federal Fronteira Sul!

Caçador e Lages recebem projeto internacional de preservação dos rios

P.Pedro 1304Dois Seminários, em Caçador e Lages, marcam o lançamento do Projeto Rios nas regiões Meio Oeste e Planalto Serrano do Estado. A proposta inovadora nasceu na Espanha há 15 anos, seguiu para França e Portugal, e em setembro de 2017 foi lançada em Santa Catarina, durante a 24º Romaria da Terra e das Águas, em Pescaria Brava, Sul do Estado. O evento tem a participação das Dioceses dos municípios, pastorais, entidades e movimentos populares, e acontece no dia 20 de abril, a partir das 8h, em Caçador, e no dia 24 de abril, a partir das 8h 30, em Lages. O Projeto Rios é baseado no envolvimento voluntário de comunidades para diagnosticar recuperar, preservar e fiscalizar trechos dos rios que são importantes para a população.

A metodologia de trabalho é simples: a comunidade forma uma equipe, adota um trecho de rio ou córrego, realiza visitas periódicas ao local para diagnóstico de ameaças e problemas e a partir daí, em conjunto com entidades e pesquisadores, organiza ações de recuperação e fiscalização.

O resultado deste trabalho em Portugal é impressionante, com mais de 250 km de rios e córregos recuperados e com fiscalização permanente. “Ultrapassa a luta ambiental e torna-se uma bandeira de integração da comunidade”, afirmou o responsável pela implantação do projeto em Portugal, Pedro Teiga.

“A comunidade é protagonista de todo processo, e com uma estrutura simples consegue mobilizar pela preservação de um recurso fundamental, que é a água. E as pessoas podem promover diversas atividades, desde a conscientização até ações objetivas, como a recuperação da mata ciliar, com plantio de árvores, a limpeza e a fiscalização de casos de poluição”, explica o deputado Padre Pedro Baldissera, que preside o Fórum Para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa. O Fórum, a CNBB Regional Sul 4, a Ação Social Arquidiocesana (ASA), a Cáritas e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estão entre as entidades que organizam o Projeto Rios no Estado. A pedido do Fórum a Escola do Legislativo também é parceira nesta etapa de Seminários.

Padre Pedro criou o Fórum do Aquífero Guarani em 2003. Depois de 15 anos, o parlamentar manifesta preocupação com a situação dos recursos hídricos no Estado. Segundo ele, a falta de compromisso na gestão da água pode levar diversas regiões à escassez já na próxima década. “As regiões já têm projetos significativos de preservação da água e dos rios, inclusive que já utilizam a metodologia do Projeto Rios. O Seminário pretende incluir mais comunidades e auxiliar na qualificação destes projetos que já existem”, destaca Padre Pedro.

Programação

A programação dos Seminários terá palestrantes com o biólogo e professor aposentado da UFSC Ademir Reis, Doutor pela Unicamp, curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues; o pesquisador do projeto Rede Aquífero Guarani/Serra Geral, Luciano Henning, além de técnicos especialistas em análise da água e recursos hídricos, responsáveis pelas oficinas do projeto. O trabalho ensina as comunidades a, utilizando materiais caseiros, realizar a análise da qualidade da água e outras variáveis que importam à preservação dos rios.

FOTO: Uma das primeiras atividades do projeto Rios no Estado, no rio do Noca, na praia do Campeche, com participação da Associação dos Moradores do Campeche, entre outras entidades.

Veja a programação completa


CAÇADOR – 20 de abril de 2018

LOCAL - Centro de Formação João Paulo II - km 9 – SC-350 / Linha Castelhano


8h – Acolhida e credenciamento


9h – Composição de Mesa / Mística


9h 30 – Palestra Biomas da Mata Atlântica e Águas -

Prof. Dr. Ademir Reis - UFSC


10h 30 – Palestra A Importância dos Aquíferos –

Prof. Msc. Luciano Henning


11h 30 – Debate


12h 30 – Almoço no local


13h 30 – Apresentação Projeto Rios

Dr. Roque Favarin – Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB) e Dr. em Sociologia Política


14h 30 – Oficina Projeto Rios

Equipe Comitê de Bacias Tijucas/Biguaçu


16h – Visita ao rio Castelhano


17h – Encerramento

LAGES – 24 de abril de 2018

LOCAL - Salão da Paróquia São Judas Tadeu - Rua São Joaquim, 744.

8h 30 – Acolhida – credenciamento / Café partilhado


9h 30 – Palestra Biomas da Mata Atlântica e Águas -

Prof. Dr. Ademir Reis - UFSC


10h 30 – Palestra A Importância dos Aquíferos –

Prof. Msc. Luciano Henning


11h 30 – Debate


12h 30 – Almoço no local


13h 30 – Apresentação Projeto Rios

Carla Cristiani de Oliveira Guimarães – Ação Social Arquidiocesana (ASA)


14h – Oficina Projeto Rios

Tiago Manenti Martins - Equipe Comitê de Bacias Tijucas/Biguaçu


15h 30 – Visita ao Rio Carahá

--
(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

 

0
0
0
s2sdefault

 faca sua doacao 1

Clique aqui e Faça sua DOAÇÃO!

Últimas Notícias

Carta da Conferência Nacional de Comunicação realizada em São Paulo nos dia 13 e 14 de abril. Vencer a Batalha da Comunicação!

16 Abril 2018
Carta da Conferência Nacional de Comunicação realizada em São Paulo nos dia 13 e 14 de abril. Vencer a Batalha da Comunicação!

  No momento em que concluímos a Conferência “Vencer a Batalha da Comunicação”, en-frentamos múltiplas batalhas no Brasil, na América Latina e no mundo. A batalha para defender a democracia, a soberania, os direitos da classe trabalhadora. A batalha pela igualdade e pela liberdade em todos os poros da sociedade....

A SIMBOLOGIA DOS NOMES.

12 Abril 2018
A SIMBOLOGIA DOS NOMES.

Ridículos seriam William Bonemmer e Walfredo Maya, nomes de registro de nascimento de dois globais que atuam com nomes diferentes? O primeiro é William Bonner, apresentador de telejornalismo de ficção, e o segundo, Wolf Maya, o talentoso escritor de novela de realidade. Com certeza que não seriam ridículos pela simples...

ATENÇÃO MILITÂNCIA!

08 Abril 2018

Todos e todas que puderem se deslocar para Curitiba (PR) devem partir imediatamente. Além de acampamento (levar barraca) temos um cadastro de pessoas de Curitiba, solidárias, que oferecem pouso (apenas levar pertences individuais: toalha, cobertor, travesseiro). E mais... 💪🏽 quem tiver vaga no carro para oferecer carona solidária até Curitiba...

Nota Oficial!

05 Abril 2018
Nota Oficial!

Hoje é um dia trágico para a democracia e para o Brasil. Nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la e a maioria do Supremo Tribunal Federal sancionou mais uma violência contra o maior líder popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao negar a Lula um...

Presidente Lula recebe Título de Cidadão Catarinense!

26 Março 2018
Presidente Lula recebe Título de Cidadão Catarinense!

Dia 24 de março o ex-presidente Lula recebeu o certificado de um título conferido a ele há quase 10 anos: Cidadão Catarinense. A polêmica em torno desta comenda ao Lula, Cidadão do Mundo, além de extemporânea e tacanha, está contaminada por completa ignorância jurídica e intolerância política. A Lei nº...

PTSC no Twitter

PTSC no Facebook

Cartilha, Direito de Resposta

Nosso Endereço

Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina.
Praça Olívio Amorim, 36, CEP: 88.020-090, Florianópolis - SC
Fone/Fax: 48 3028-6313

Receber informativo

Entrar em Contato

Email:
Assunto:
Mensagem:

Sites Importantes

 
 cutsc
 frente
 povosemmedo
doacao
 estrela do pt 2