HomeNotíciasPaul Singer foi finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Paul Singer foi finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Paul Singer foi finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

O professor e deputado Pedro Uczai (PT-SC) indicou o professor Paul Singer – falecido recentemente – por sua dedicação ao tema da Economia Solidária para concorrer ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Singer ajudou a criar a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo.

A premiação é organizada todos os anos e busca homenagear a memória de um dos maiores educadores brasileiros: o antropólogo, escritor e político Darcy Ribeiro, premiando iniciativas de todas as regiões do país que valorizam especialmente experiências na área educacional. Em uma de suas citações, Ribeiro deixou marcado o quanto acreditava nessa possibilidade. “A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que nós queremos”.

Para justificar a indicação de Singer, para concorrer ao prêmio, o deputado Pedro Uczai, destacou o compromisso do professor com o desenvolvimento social no Brasil. “Paul Singer é uma referência para nós e um dos grandes homens que lutaram por justiça social e igualdade”. Embora tenha ficado entre as dez finalistas entre os 32 inscritos que disputaram a premiação nesta edição, a indicação de Singer alcançou o oitavo lugar na votação dos integrantes da comissão de Educação.

A iniciativa da Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves/PI, que superou problemas de deficiências estruturais e se transformou em excelência no ensino de matemática, foi a escolhida campeã do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2018. A votação ocorreu, na manhã desta quarta-feira (04/07), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta foi apresentada pelos deputados Átila Lira (PSB-PI) e Rejane Dias (PT-PI).

A segunda colocada na premiação foi o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a integração das secretarias estaduais de educação para desenvolver uma educação pública de qualidade. A indicação foi feita pela deputada, professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO).

O programa de Educação Infantil da Escola Mundo do Balão Mágico, localizada em Londrina/PR, foi o terceiro colocado no Prêmio Darcy Ribeiro. Os resultados programados para o segundo ano estão sendo alcançados na metade do primeiro ano. A proposta foi apresentada pelo deputado Diego Garcia (Podemos/PR).

As três iniciativas vencedoras receberão a medalha e um diploma de menção honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2018, durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em 20 de novembro.

Compartilhe
Facebook
Facebook
Instagram
Siga o PT
Google+
https://ptsc.org.br/2018/07/04/paul-singer-foi-finalista-do-premio-darcy-ribeiro-de-educacao/
LinkedIn
Sem comentários

Deixe seu comentário