HomeNotíciasPaul Singer foi finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Paul Singer foi finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Paul Singer foi finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

O professor e deputado Pedro Uczai (PT-SC) indicou o professor Paul Singer – falecido recentemente – por sua dedicação ao tema da Economia Solidária para concorrer ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Singer ajudou a criar a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo.

A premiação é organizada todos os anos e busca homenagear a memória de um dos maiores educadores brasileiros: o antropólogo, escritor e político Darcy Ribeiro, premiando iniciativas de todas as regiões do país que valorizam especialmente experiências na área educacional. Em uma de suas citações, Ribeiro deixou marcado o quanto acreditava nessa possibilidade. “A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que nós queremos”.

Para justificar a indicação de Singer, para concorrer ao prêmio, o deputado Pedro Uczai, destacou o compromisso do professor com o desenvolvimento social no Brasil. “Paul Singer é uma referência para nós e um dos grandes homens que lutaram por justiça social e igualdade”. Embora tenha ficado entre as dez finalistas entre os 32 inscritos que disputaram a premiação nesta edição, a indicação de Singer alcançou o oitavo lugar na votação dos integrantes da comissão de Educação.

A iniciativa da Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves/PI, que superou problemas de deficiências estruturais e se transformou em excelência no ensino de matemática, foi a escolhida campeã do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2018. A votação ocorreu, na manhã desta quarta-feira (04/07), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta foi apresentada pelos deputados Átila Lira (PSB-PI) e Rejane Dias (PT-PI).

A segunda colocada na premiação foi o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a integração das secretarias estaduais de educação para desenvolver uma educação pública de qualidade. A indicação foi feita pela deputada, professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO).

O programa de Educação Infantil da Escola Mundo do Balão Mágico, localizada em Londrina/PR, foi o terceiro colocado no Prêmio Darcy Ribeiro. Os resultados programados para o segundo ano estão sendo alcançados na metade do primeiro ano. A proposta foi apresentada pelo deputado Diego Garcia (Podemos/PR).

As três iniciativas vencedoras receberão a medalha e um diploma de menção honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2018, durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em 20 de novembro.

Compartilhe
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
Siga o PT
LinkedIn
Share
Sem comentários

Deixe seu comentário