HomeNotíciasDeputado Pedro Uczai fala sobre agrotóxicos para estudantes

Deputado Pedro Uczai fala sobre agrotóxicos para estudantes

Deputado Pedro Uczai fala sobre agrotóxicos para estudantes

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) palestrou sobre a Política Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos (PNARA) para estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Tancredo Neves e para a comunidade do Bairro Efapi. O evento aconteceu no salão comunitário do Loteamento Colato na tarde de segunda-feira (09) às 14 horas. O parlamentar é o sub-relator do PNARA na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute o Projeto de Lei 6670/2016 de iniciativa popular.

“Desde 2008 o Brasil é o país campeão mundial no uso de agrotóxicos na produção de alimentos. Os dados são um pouco imprecisos, mas estamos falando que um brasileiro, em média, dependendo da região do país, consome até sete litros de agrotóxicos no período de um ano. O Glifosfato, agrotóxico mais utilizado no Brasil, apresenta fortes evidências de causar câncer. O estudo foi realizado com base na observação e análise de pessoas expostas aos produtos desde 2001 nos Estados Unidos, no Canadá e na Suécia”, alertou Uczai.

Pedro Uczai propõe a construção de uma política nacional, através de um projeto de lei, que estimule a produção de alimentos orgânicos e agroflorestais/agroecológicos. Esta política nacional deve garantir subsídios e financiamento público, assistência técnica especializada, pesquisas científicas no setor, garantia de compras institucionais públicas e selo de certificação. Por isso, o parlamentar lembrou que não basta só criticar e fez uma ‘provocação’ aos estudantes das escolas públicas.

“Nós queremos construir um novo modelo de agricultura que pense no meio ambiente, no social, nos agricultores e na defesa da saúde humana. E vocês estudantes não deveriam aceitar comer no lanche da escola alimentos produzidos com agrotóxicos. Quem sabe isso pode nos ajudar a construir essa mudança na cultura alimentar nos espaços públicos aonde se oferece alimentos como, por exemplo, nas escolas, nos hospitais ou nos programas de assistência social,” destacou o deputado Pedro Uczai.

O ciclo de seminários sobre “Alimento e Saúde” que discute a relação entre a produção de alimentos e o uso demasiado de agrotóxicos contempla encontros no mês de julho em seis grandes regiões de Chapecó: a Efapi, o Parque das Palmeiras, o Cristo Rei, o Passo dos Fortes, o Universitário e o Distrito de Marechal Bormann. Os eventos são articulados pela UFFS, a Unochapecó, a UDESC, a Cresol, a Pastoral da Juventude, o MST, o MMC, a Coopertec, a APACO, a Herança Viva, a Paróquia São Cristóvão, o deputado federal Pedro Uczai e o vereador Cleber Ceccon.

 

 

 

Compartilhe
Facebook
Facebook
Instagram
Siga o PT
Google+
https://ptsc.org.br/2018/07/10/deputado-pedro-uczai-fala-sobre-agrotoxicos-para-estudantes/
LinkedIn
Sem comentários

Deixe seu comentário