HomeNotíciasPedro Uczai comemora decisão que suspende venda de distribuidoras de energia

Pedro Uczai comemora decisão que suspende venda de distribuidoras de energia

Pedro Uczai comemora decisão que suspende venda de distribuidoras de energia

A Justiça Federal do Rio de Janeiro (RJ) determinou a suspensão do leilão de privatização de seis distribuidoras de energia da Eletrobrás. Estava marcado para o próximo dia 26 de julho a venda das distribuidoras: Amazonas Distribuidora de Energia, a Boa Vista Energia (Roraima), a Centrais Elétricas de Rondônia, a Companhia de Eletricidade do Acre, a Companhia Energética de Alagoas e a Companhia de Energia do Piauí.

A decisão da juíza Maria do Carmo Freitas Ribeiro foi tomada por conta de uma ação civil pública impetrada pela Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL). No despacho a magistrada recorreu à decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que proibiu em 27 de junho que o governo venda ativos de empresas estatais sem passar pela aval do Congresso Nacional.

Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Eletrosul, o governo ilegítimo de Michel Temer (MDB) está cometendo mais um “crime de lesa-pátria” ao querer vender o patrimônio público. “É criminoso o que eles querem fazer. Estabeleceram o preço de R$ 50 mil para cada uma das distribuidoras. Mais do que isso, o passivo que essas distribuidoras tem hoje o governo assume. É praticamente uma doação do patrimônio público para o setor privado,” destaca Uczai.

O parlamentar considerou acertada a decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro, mas defende que é preciso impedir definitivamente essa entrega do patrimônio público. “Não tem jeito, se privatizar, vai aumentar a conta de energia. Quem vai pagar a conta? O povo brasileiro. Empresa privada não tem compromisso com uma tarifa de energia acessível. Só o lucro vai interessar à eles,” finalizou o parlamentar.

Compartilhe
Facebook
Facebook
Instagram
Siga o PT
Google+
https://ptsc.org.br/2018/07/14/pedro-uczai-comemora-decisao-que-suspende-venda-de-distribuidoras-de-energia/
LinkedIn
Sem comentários

Deixe seu comentário