HomeNotíciasDeputado Pedro Uczai defende política nacional que estimule a a alimentação saudável

Deputado Pedro Uczai defende política nacional que estimule a a alimentação saudável

Deputado Pedro Uczai defende política nacional que estimule a a alimentação saudável

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) palestrou em mais três Seminários sobre “Alimento e Saúde” em Chapecó: no Distrito de Marechal Bormann, no Bairro Seminário e no Bairro Passo dos Fortes. O parlamentar, que é o sub-relator da Política Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos (PNARA) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute o Projeto de Lei 6670/2016 que criou a PNARA, falou sobre produção de alimentos e o uso desenfreado de agrotóxicos.

O professor Pedro Uczai está propondo a construção de uma política nacional para criação de um Projeto de Lei que estimule a produção de alimentos orgânicos e agroflorestais/agroecológicos. “Mas para que essa produção funcione, é necessário garantir uma política pública com subsídios e financiamento público, assistência técnica, pesquisas científicas, compras institucionais dos produtores, mercado para que possam comercializar seus produtos, selo de certificação, entre outros,” afirmou Uczai.

O Brasil é um dos países onde mais se utiliza agrotóxicos nas lavouras. Cada vez mais estudos científicos relacionam a incidência de câncer em seres humanos com o consumo de alimentos contaminados com herbicidas e pesticidas. O parlamentar lembrou que a TV Record exibiu, na segunda-feira (16), o Programa “Repórter Record Investigação” uma série de reportagens com mais de uma hora de duração sobre os impactos na saúde humana devido ao excesso de venenos na produção de alimentos no país.

“Precisamos nos questionarmos sobre o que colocamos na mesa, que alimentos, que água estamos consumindo? O número cada vez maior de doenças comprovam que precisamos mudar nossos hábitos. Vamos procurar alternativas, com a produção agroecológica, sistemas de produção agroflorestal, que produz de forma sadia em pequena, média e grande propriedade.  É a saúde dos nossos filhos e netos que está em jogo, ” explicou Pedro Uczai.

Com o objetivo de barrar o aumento do uso de agrotóxicos, o deputado Pedro Uczai vem lutando para impedir o avanço do Projeto de Lei (PL 6299/02) que flexibiliza o uso de pesticidas e inseticidas país, conhecido como “Pacote do Veneno”. “É possível termos uma agricultura rentável, produtiva e saudável, sem uso de agrotóxicos,” finalizou o professor Pedro Uczai.

O ciclo de seminários sobre “Alimento e Saúde” que discute a relação entre a produção de alimentos e o uso de agrotóxicos ainda vai realizar mais dois encontros em Chapecó no mês de julho, nos bairros Cristo Rei e Parque das Palmeiras. Os eventos são articulados pela UFFS, a Unochapecó, a UDESC, a Cresol, a Pastoral da Juventude, o MST, o MMC, a Coopertec, a APACO, a Herança Viva, a Paróquia São Cristóvão, o deputado federal Pedro Uczai e o vereador Cleber Ceccon.

Compartilhe
Facebook
Facebook
Instagram
Siga o PT
Google+
https://ptsc.org.br/2018/07/18/deputado-pedro-uczai-defende-politica-nacional-que-estimule-a-a-alimentacao-saudavel/
LinkedIn
Sem comentários

Deixe seu comentário