HomeNotíciasNota de Falecimento!

Nota de Falecimento!

Nota de Falecimento!

É com imenso pesar que comunico o falecimento do querido companheiro Idelvino Luiz Furlanetto, ocorrido nessa manhã (22), em sua casa, no município de São José/SC. O nosso “Furla”, assim chamado carinhosamente, foi dormir e não acordou mais.

Atualmente, Furlanetto trabalhava no mandato do deputado Padre Pedro, onde coordenava o Fórum do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, e tinha grande militância pastoral, sobretudo na paróquia de São José, onde residia.

Nascido em Lagoa Vermelha (RS), Furlanetto veio para Santa Catarina, no interior de Chapecó, com apenas 3 anos de idade, e em 1978 foi morar em São Miguel do Oeste. Em 2019 ele faria 73 anos, e deixou um grande e admirável legado de história política em Santa Catarina.

Sua bandeira principal era pela agricultura familiar, chegando a coordenar o movimento que resultou na criação do departamento nacional da agricultura familiar da Central Única dos Trabalhadores – CUT. No oeste catarinense foi destacado líder sindical, tendo, entre as diversas lutas, apoiado significativamente o reconhecimento da mulher agricultura, e foi fundamental na construção do PT no estado, onde foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos, de 1991 a 1999.

Dentre as várias ações do deputado Furla, com seu inseparável boné, destacaram-se a luta pela reforma agrária, tendo sido pioneiro junto com o bispo Dom José Gomes, e pelo desenvolvimento da agroecologia. A Lei nº 8.676, de 17 de junho de 1992, foi de sua autoria, e trata entre outros temas do seguro agrícola. Defendeu fervorosamente que as famílias da agricultura fossem amparadas por um direito constitucional negado.

As homenagens de despedida deste grande guerreiro serão em três momentos: Em São José, na Matriz Sagrado Coração de Jesus, das 20h até meia noite, quando seu corpo será transferido para Chapecó e será velado na funerária Volf, no bairro Jardim Itália, a partir das 7h. O sepultamento será no cemitério Jardim do Éden, neste mesmo município, às 16h.

Nosso amigo carinhoso e valente deixa-nos um grande exemplo de vida, que certamente inspirará muitas gerações na luta por uma sociedade mais justa e fraterna, no campo e na cidade. Vá em paz, guerreiro Furla, e nos aponte um horizonte de esperança e alegria. Furla vive!

Murilo Silva – Secretário de Comunicação do PT/SC

Compartilhe
Facebook
Facebook
Instagram
Siga o PT
Google+
https://ptsc.org.br/2018/12/22/nota-de-falecimento-2/
LinkedIn
Sem comentários

Deixe seu comentário