HomeNotíciasMostra do Vinho Catarinense tem lançamento oficial na Assembleia Legislativa

Mostra do Vinho Catarinense tem lançamento oficial na Assembleia Legislativa

Mostra do Vinho Catarinense tem lançamento oficial na Assembleia Legislativa

Mostra do Vinho Catarinense tem
lançamento oficial na Assembleia Legislativa
Evento terá sua oitava edição entre os dias 17 e
19 de maio, no município de Pinheiro Preto

A Assembleia Legislativa sediou, nesta quarta-feira (24), o lançamento da 8ª Mostra do Vinho Catarinense, em Pinheiro Preto. O evento, marcado para os dias 17, 18 e 19 de maio, reúne produtores do município, de Tangará, Videira e também convidados de diversas regiões produtoras. Pinheiro Preto, que ostenta o título de Capital Catarinense do Vinho, é responsável por 70% do vinho produzido em Santa Catarina.

“Isso é muito importante para a economia do município e do produtor, pois segura o jovem na agricultura e fomenta o comércio, além de atrair turistas para a cidade”, explicou o prefeito de Pinheiro Preto, Pedro Rabuske (MDB).

De acordo com o prefeito, cada vinicultor terá espaço para divulgar seu produto. “O turista também poderá conhecer os parreirais, como o vinho é produzido e engarrafado para chegar ao consumidor”, informou.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT-SC), que foi um dos criadores da Mostra junto de vitivinicultores do Vale do Rio do Peixe, da Cresol e das prefeituras da região, explica que o objetivo do evento é divulgar a produção dentro do Estado e mostrar a qualidade dos vinhos, sucos e espumantes catarinenses. “Nosso foco agora é criar oportunidades para o desenvolvimento do enoturismo e também de novos eventos que aproximem a população das famílias que atuam no setor há décadas”, afirmou.

O parlamentar destacou a importância do projeto de crédito para renovação dos parreirais no Estado, que beneficiou dezenas de produtores e ampliará em 1 milhão de quilos a produção catarinense. “Nesse ano vamos buscar novamente este aporte e esperamos avançar ainda mais”, observou Padre Pedro.

Diferencial

Para o produtor e enólogo Gilson Panceri, de Tangará, o objetivo do evento é mostrar o diferencial do vinho catarinense, que, na sua avaliação, não perde em qualidade para aqueles de outras regiões e países. Panceri defendeu uma conscientização dos catarinenses para a excelência do vinho produzido no Estado. “Se você vai ao Rio Grande do Sul, o consumidor de lá vai dizer que o vinho de Bento Gonçalves é o melhor; se for à Argentina, vão dizer que o melhor é de lá. Quando vem para Santa Catarina, o catarinense muitas vezes prefere um vinho chileno, um francês ou mesmo de outras regiões”, lamentou.

Segundo Panceri, Santa Catarina, por ser um Estado pequeno, possui características que favorecem a produção de uvas e vinhos. “Temos uma sazonalidade de produção que começa lá em dezembro, no extremo oeste, continua em fevereiro e março no meio oeste e, ainda hoje, praticamente cinco meses após começar a safra, ainda temos uvas sendo colhidas na Serra Catarinense. Isso ocasiona dentro dos vinhos um terroir, um aroma, um sabor todo específico do Estado que fora você não vai encontrar.”

Para o enólogo, os apreciadores de vinho de Santa Catarina precisam abrir mais espaço ao produto local. “Fazendo isso, ajuda nossa cadeia produtiva, porque nós produzimos com qualidade e precisamos que as pessoas consumam com mais frequência.”

Compartilhe
Facebook
Facebook
Instagram
Siga o PT
Google+
https://ptsc.org.br/2019/04/26/mostra-do-vinho-catarinense-tem-lancamento-oficial-na-assembleia-legislativa/
LinkedIn
Sem comentários

Deixe seu comentário