HomeNotíciasSeminário reúne pesquisadores e projetos de sustentabilidade no Dia do Meio Ambiente

Seminário reúne pesquisadores e projetos de sustentabilidade no Dia do Meio Ambiente

Seminário reúne pesquisadores e projetos de sustentabilidade no Dia do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Sociedade 2019 também debate a atuação da justiça na área

O Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019, que acontece na próxima quarta-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente –, em Florianópolis, reunirá grandes pesquisadores brasileiros em um encontro de avaliações e perspectivas sobre a sustentabilidade no século XXI. Os debates e conferências acontecem pela manhã e à tarde (programação abaixo), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e também colocam em pauta a relação entre a justiça e o meio ambiente. O encontro ainda apresentará quatro projetos da sociedade civil nas áreas de preservação da água, energias renováveis e sustentabilidade na agricultura familiar.

Pela manhã, a palestra “Meio Ambiente e Sociedade” será conduzida pelo professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves, um dos grandes nomes da geografia brasileira na atualidade, considerado expoente do pensamento geográfico brasileiro no mundo, com destaque na temática de Geografia Social – que mescla a área com os conhecimentos da sociologia, colocando em pauta, entre outros, a temática da justiça social. A coordenação da mesa terá a participação do professor Dr. Luiz Fernando Scheibe, da UFSC, coordenador do projeto Rede Guarani/Serra Geral, um dos principais estudos brasileiros sobre aquíferos.

Durante a tarde, a palestra “Meio Ambiente e Justiça” terá a participação da procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Analúcia Hartmann, com mediação do professor Dr. Luciano Henning, também integrante do projeto Rede Guarani/Serra Geral e Carla Guimarães, da CNBB Regional Sul 4, integrante da organização do Projeto Rios em Santa Catarina.

O evento encerra com a apresentação de quatro projetos envolvendo a sociedade civil na pauta ambiental. O primeiro é o Projeto Rios, que mobiliza comunidades para diagnóstico, limpeza e preservação de rios e córregos. A palestrante é a representante da CNBB Regional Sul 4, Carla Guimarães, que integra a coordenação do projeto no Estado. A segunda ação envolve a Associação dos Moradores do Campeche (AMOCAM), que aplicou a metodologia do Projeto Rios no bairro do Sul de Florianópolis. O terceiro projeto será apresentado pelo Prof. Dr. Márcio Antonio Nogueira Andrade, da UFSC e pela engenheira civil Julia May Venrami (MAB), e envolve o tema energias renováveis e técnicas sociais. O último projeto é o Acolhida na Colônia, com a engenheira agrônoma Lucilene Assing, que aborda a experiência de agricultores familiares de Santa Rosa de Lima na estruturação de uma proposta de turismo rural.

“Nosso objetivo é colocar em pauta as principais questões que envolvem o meio ambiente em Santa Catarina, com destaque para os recursos hídricos”, explica o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, que promove o evento junto do projeto Rede Guarani Serra Geral, Escola do Legislativo, Comissão de Turismo e Meio Ambiente, MAB, CNBB Regional Sul 4 e Cáritas Santa Catarina.

As inscrições gratuitas para o Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019 estão disponíveis no site http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1450 e são limitadas (150 vagas).

PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento / Acolhida / Café
8h 30 – Abertura / Composição de Mesa
9h 30 – Palestra Sociedade e Meio Ambiente
Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF)
Coord. Dr. Luiz Fernando Scheibe
11h – Debate
12h – Almoço
13h 30 – Palestra Justiça e Meio Ambiente
Procuradora do MPF Dra. Analúcia Hartmann
Coord. Dr. Luciano Henning e Carla Guimarães (CNBB Regional Sul 4)
15h – Apresentação de Experiências:
Projeto Rios – Carla Guimarães (CNBB Regional Sul 4)
Associação dos Moradores do Campeche (AMOCAM) e o Projeto Rios – Antônio Mello e Alencar (Deck) Vigano
MAB: energias renováveis e técnicas sociais – Prof. Dr. Márcio Antonio Nogueira Andrade (UFSC) e Engenheira Civil Julia May Venrami (MAB)
Turismo Rural: Acolhida na Colônia – Engenheira Agrônoma Lucilene Assing
17h – Debate

Compartilhe
Sem comentários

Deixe seu comentário