HomeNotíciasFrente lança comitê estadual com foco na assistência social durante pandemia

Frente lança comitê estadual com foco na assistência social durante pandemia

Frente lança comitê estadual com foco na assistência social durante pandemia

A partir de agora, usuários, trabalhadores, entidades e gestores do Sistema Único de Assistência Social contam com um comitê estadual para apoiar e defender o desempenho adequado do SUAS em Santa Catarina, na atual conjuntura de calamidade provocada pela Covid-19.

O comitê, coordenado pela Frente Parlamentar em Defesa do SUAS em SC, foi lançado nesta quarta (15/04), durante encontro virtual que debateu a conjuntura do serviço social durante a pandemia. O movimento coletivo deve contribuir com técnicos, usuários, gestores e trabalhadores dos municípios nas medidas relativas à agenda dos direitos e do SUAS.

Na prática, o comitê quer ampliar a capacitação para os profissionais do serviço social, facilitar a comunicação com os usuários sobre seus direitos e unir gestores para ações administrativas e cobranças políticas necessárias neste momento de pandemia.

“Estamos fazendo frente ao apelo da Organização Mundial da Saúde, ou seja, atuando de forma articulada para garantir a proteção social aos mais vulneráveis neste momento em que a situação dos mais pobres fica ainda mais difícil, beirando o impossível em muitos casos”, diz a deputada Luciane, coordenadora da frente parlamentar e do comitê.

Compromisso e urgência

No evento virtual de lançamento, a convidada Profª Jucimeri Silveira destacou a necessidade de se mapear as demandas geradas pela pandemia, valorizar os trabalhadores do setor, equipá-los para a proteção individual e facilitar o acesso dos usuários às informações e serviços. Ela também defendeu a importância do comitê para isso. “A defesa da vida, com a ética que orienta esse comitê, e portanto, a perspectiva de construir um sistema de proteção social universal, revela em grande parte o compromisso dos envolvidos com a assistência social”.

Já a Profª Luziele Tapajós, destacou a urgência dessas medidas. “O comitê não substitui a gestão, nem municipal e nem estadual, cada um tem a sua responsabilidade. e é essencial que tenhamos uma ação rápida: ação institucional política rápida, ação técnica rápida, e sobretudo uma socialização da informação que faça sentido para o usuário, para o gestor, para as entidades e para a sociedade em relação ao direito socioassistencial nesta época de pandemia”.

Conheça os integrantes do comitê

Compõem o Comitê Estadual Suas-SC Covid-19, em defesa da vida: Frente Parlamentar em Defesa do SUAS (Alesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Associações de Municípios, Fórum Estadual dos Usuários do SUAS SC (FEUSUAS-SC), Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS SC (FETSUAS-SC), Fórum da Sociedade Civil (FEPAS), Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS), Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/SC), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 12ª. Região), Conselho Regional de Psicologia (CRP 12ª. Região), Departamento de Serviço Social da UFSC, Ministério Público de SC e Associação Catarinense dos Assistentes Sociais do poder Judiciário de SC.

TALITA ROSA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI

Contato: (47) 99722-2019 / (48) 3221-2662

 

Compartilhe
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
Siga o PT
LinkedIn
Share
Sem comentários

Deixe seu comentário