Saretta avalia como positiva reunião com secretário da Saúde e faz reivindicações à Agricultura
A Assembleia Legislativa realizou uma sessão especial com o secretário Estadual de Saúde, Helton Zeferino, para que os parlamentares pudessem esclarecer dúvidas e fazer questionamentos sobre o que está sendo feito em relação ao combate da COVID-19. De acordo com o deputado Neodi Saretta, que presidiu a sessão, um dos principais questionamentos foi em relação aos leitos de UTI. O secretário esclareceu que até agora foram viabilizados 247 novos leitos adultos e 10 pediátricos. A meta do Estado é ampliar para 800 “Esperamos que esses leitos sejam viabilizados, inclusive com a possibilidade de parceria com hospitais privados e, preferencialmente, com os hospitais que já estão em atuação hoje, como os públicos e os filantrópicos, onde poderemos ter um grande aumento do número de leitos de UTI”, disse o deputado, que também é presidente da comissão de Saúde. Ele falou ainda da preocupação de todos em relação aos testes e aos equipamentos de EPI, mas principalmente sobre a dificuldade de conseguir respiradores. e funcionamento da unidade. “ Ficou claro o esclarecimento das dúvidas e questionamentos que nós temos diante da pandemia do coronavírus. Estamos reconhecendo esse esforço extraordinário que o Governo do Estado está fazendo”.
AGRICULTURA: Saretta participou, na manhã desta quinta-feira (16) de reunião, com o Secretário da Agricultura, presidente da Epagri, lideranças e entidades ligadas à agricultura familiar de Santa Catarina. O objetivo foi debater diversos assuntos voltados ao setor, entre eles o programa troca-troca. Saretta explica que o programa está para vencer e tem deixado muitos agricultores preocupados.
O deputado também pediu ao Secretário de Agricultura intervir junto ao governo federal para manter o subsídio da tarifa rural que “lamentavelmente se não houver mudança vai encarecer as tarifas dos agricultores já a partir desse mês”, disse. Outra solicitação foi pela continuidade do Programa de compra de produtos da agricultura familiar e distribuição de Kits desses produtos aos alunos catarinenses.