NOTA DE FALECIMENTO
O Partido dos _Trabalhadores de Santa Catarina_ comunica com profundo pesar o falecimento da companheira, Schirlei Azevedo.
Schirlei nos deixou na noite desta sexta-feira, dia 24, depois de lutar bravamente contra um câncer desde fevereiro.
Natural de Florianópolis, Schi, como era carinhosamente chamada, era atual presidenta do PT da Capital e uma das maiores militantes feministas do partido. Filiada ao PT desde 1988, trabalhou na área das telecomunicações, onde chegou a presidir o Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing e disputou as eleições municipais de 2004 e 2008, como candidata a vereadora. Também trabalhou por muitos anos como assessora na liderança da Bancada do PT na Assembleia Legislativa.
Foi uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas SC (MMTU) e uma das maiores defensoras das bandeiras feministas. Atou na linha de frente em importantes mobilizações e pautas que tinham o objetivo de garantir os direitos das trabalhadoras e trabalhadores. Luta, organização e militância política faziam parte do seu dia a dia.
“Sou uma mulher do PT”. Assim que ela se intitulada em sua página na rede social e assim Schirlei era conhecida. Apaixonada pela causa, ela sempre esteve na linha de frente na discussão de importantes debates do partido e estava vivendo um dos momentos mais felizes de sua vida: presidenta do seu partido, na sua cidade. Um sonho e uma missão dessa mulher que sempre nos acolheu com um lindo sorriso no rosto.
Schirlei também fazia parte do Coletivo de Formadoras da Escola Nacional de Formação do PT da Secretaria Nacional das Mulheres e era formadora da Escola Perseu Abramo nos temas mulheres e feminismo. Uma mulher guerreira que seguiu assim até os últimos minutos de sua vida.
Nos deixou um legado de luta pelos direitos dos menos favorecidos, especialmente das mulheres. Com seu jeito amável e generoso, lutava incansavelmente para que as mulheres tivessem voz e espaço no mundo, assim como ela conseguiu ter. Compartilhava seus saberes e sempre estava disposta a ajudar.
Mulher, feminista e extremamente dedicada nos deixa um belo legado e sem dúvida será seguido para todas, todes e todos que acreditam que mundo melhor é possível.
O Partido dos Trabalhadores de SC lamenta profundamente sua prematura partida e manifesta condolências a familiares, companheiras, companheiras especialmente a sua mãe Sueli, seus filhos Matheus, Thiago e Rodrigo e sua paixão, a neta Sophia.
SCHIRLEI, PRESENTE!
Décio Lima
Presidente do PT-SC