Fabiano solicita que governo intensifique ações de prevenção à violência doméstica

O deputado estadual, Fabiano da Luz, protocolou indicação ao governador do Estado e aos secretários da Saúde e do Desenvolvimento Social para a criação de ações específicas que previnam a violência doméstica sofrida por mulheres, idosos, crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19. “Tida como a mais eficiente ferramenta para brecar o alastramento do coronavírus, o isolamento social traz desafios e é acompanhado de violência doméstica em dois de cada cinco lares, segundo pesquisas”, alertou.

A sugestão reforça a ”Lei de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família’, de autoria do deputado e sancionada no início do ano. A pandemia de coronavírus já matou milhares de pessoas e as medidas de prevenção decretadas pelo governo, neste momento de emergência, incluem o isolamento social de famílias inteiras. “Uma das consequências é a elevação das ocorrências de violência doméstica, visto que o aumento do convívio entre os familiares, aliado aos abalos psicológicos causados pelo distanciamento social, possibilita o surgimento e o acirramento de conflitos que estavam adormecidos, mascarados pela rotina pré-pandemia'” justifica Fabiano da Luz.

Além do isolamento social, a violência dentro de casa também é motivada pela dificuldade de resolução de conflitos, sobretudo entre os mais jovens, o ambiente de desemprego e a queda de renda. É o que mostra o Instituto Olhar/Netquest/Crisp-UFMG sobre os conflitos gerados pela tensão no ambiente confinado.

 

Informações: Assessoria de Imprensa/Deputado Estadual Fabiano da Luz (PT/SC)

Compartilhe
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
Siga o PT
LinkedIn
Share
Sem comentários

Deixe seu comentário