Emenda de Fabiano prevê reserva de contingência para catástrofes climáticas

O deputado estadual Fabiano da Luz, líder do PT/SC na Assembleia Legislativa (Alesc), apresentou emenda modificativa à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para que o governo estadual destine uma parte dos recursos da reserva de contingência para mitigar danos causados por catástrofes climáticas. Essa reserva está prevista na proposta orçamentária e é equivalente a 3% da receita corrente líquida. “O recurso servirá para auxiliar financeiramente o Estado e os municípios, cada vez mais atingidos por desastres como estiagens, temporais, tornados, enchentes, ciclones e secas grandiosas”, justificou.

Um dia após a passagem do tornado pela região Oeste, Fabiano esteve em Descanso, Belmonte e Ipuaçu e foi informado que não houve nenhum acordo de liberação de recursos por parte do governo para os municípios, embora o governador Carlos Moisés tenha passado por lá. “As prefeituras sozinhas não vão conseguir recuperar escolas, ginásios, unidades de saúde e prédios atingidos. Há a necessidade de o Estado dar uma resposta rápida neste sentido”, cobrou.

Solidariedade – O deputado disse que ficou surpreso com a rapidez com que a sociedade regional se organizou para limpar e recuperar os estragos. “O temporal aconteceu de terça para quarta-feira e me chamou a atenção, também, a solidariedade de empresas, voluntários, profissionais liberais, que no dia seguinte ajudavam a recolher os entulhos, reconstruíam e colocavam telhados nas residências.” Ele contou que casas foram arrancadas inteiras do lugar e arrastadas por 20 ou 30 metros.

 

Foto: Ag. Alesc

Compartilhe
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
Siga o PT
LinkedIn
Share
Sem comentários

Deixe seu comentário