MST comemora aniversário com doação de toneladas de alimentos  

MST comemora aniversário com doação de toneladas de alimentos 

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) cumprimentou o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), pelos 36 anos em Santa Catarina transcorridos na terça-feira (25). Foi com o espírito solidário, de quem já produz alimento de qualidade para todos e todas, que o MST marcou a data com a doação de 10 toneladas de alimentos para as periferias da região da Grande Florianópolis e municípios do interior. Para o deputado, um dos aliados da reforma agrária, o movimento considera o gesto parte da construção de outro modelo de sociedade.

Entre os parceiros beneficiados na grande Florianópolis e região estão o Instituto Padre Vilson Groh, Rede com a Rua, Ocupação Urbana Marielle Franco e Movimento Nacional de Luta por Moradia, que distribuiu os alimentos  entre os projetos que assistem populações carentes, em situação de rua e povos indígenas. Também foram feitas doações em outras regiões do estado. O Hospital Regional Maicé, em Caçador, recebeu 400 quilos de alimentos. Foram também contemplados a Associação de Moradores de Bairro São Cristóvão, em Canoinhas, e bairros carentes em Campos Novos e Abelardo Luz.

Padre Pedro, que é autor do PL 280/2019, que dispõe sobre o Programa Estadual de Redução de Agrotóxico (PROERA), e que aguarda na Comissão de Agricultura com parecer favorável, destacou o papel fundamental do MST na luta pela agroecologia, e pela produção de alimento saudável, sem veneno.

Com o agravamento da fome e do subemprego devido à pandemia, os agricultores e as agricultoras organizam as doações, “pois sabem que junto com os alimentos que saciam a fome vem a esperança de dias melhores por meio da luta organizada da classe trabalhadora”, destacou o parlamentar.

Atualmente, o MST tem cerca de 6 mil famílias vivendo em 140 assentamentos ocupando mais de 70 mil hectares de terra em Santa Catarina. Nesses espaços de produção de alimentos saudáveis, há 26 escolas, oito cooperativas, rádios comunitárias e postos de saúde.

Ao todo, desde o início da pandemia, o movimento já doou mais de 4 mil toneladas de alimentos em todo o País.

Compartilhe
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
Siga o PT
LinkedIn
Share
Sem comentários

Deixe seu comentário