Deputado Federal Pedro Uczai lança livro sobre o golpe à Presidenta Dilma em 2016

O professor e deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) lança nesta quinta-feira, 24 de junho, às 19h30, o livro “Autoritarismo Líquido: O golpe no Brasil”, que faz uma análise sobre os diferentes aspectos do processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016. O lançamento do livro será realizado de maneira virtual, sob a mediação da jornalista Cynara Menezes, e com a participação de lideranças políticas, como o ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), da deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e da prefeita de Juiz de Fora (MG) Margarida Salomão.

O Autoritarismo Líquido: O golpe no Brasil conta com depoimentos colhidos no calor dos acontecimentos demonstrando diferentes pontos de vista. O livro ainda foi lapidado em diálogo com outros escritores que já haviam feito análises e publicações que, em alguns casos, foram previstas e posteriormente foram se revelando como previsões acertadas. A obra traz também uma discussão teórica conceitual sobre golpe, sobre modernidade e sobre acontecimentos em que a teoria se encontra com a realidade, nas palavras do organizador da obra, o deputado federal e professor Pedro Uczai.

A obra tem uma apresentação escrita pelo ex-presidente Lula e prefácio do jurista Pedro Serrano, que cunhou o termo “autoritarismo líquido” e que foi complementada por um dos coautores do livro, o professor e cientista político José Roberto Paludo que apresenta o ‘estado da arte’ sobre a literatura publicada sobre o golpe, a partir de autores de diferentes posicionamentos.

Na segunda parte do livro, chamada de “O golpe visto por dentro”, o texto vai amarrando as entrevistas de personagens que viveram esse episódio em quatro campos distintos: político; judiciário; imprensa ou opinião pública; e como ativistas, nas ruas. A terceira parte da obra é chamada de “A outra face do Golpe”, quando o autor analisa a perseguição e prisão do ex-presidente Lula.

O evento de lançamento do livro será transmitido nas redes sociais do deputado federal Pedro Uczai. Para assistir, acesse seu canal no YouTube ou sua página no Facebook. Autoritarismo Líquido – O Golpe no Brasil será lançado, num primeiro momento, em formato e-book. O dinheiro arrecadado com a venda da obra será utilizado para a publicação do livro físico.

Sobre o autor: professor e deputado federal Pedro Uczai

Nasceu na cidade de Descanso, Santa Catarina, é professor universitário há mais de 30 anos. Tem 12 livros publicados. Foi seminarista, estudou filosofia, teologia, ciências sociais e é Mestre em História pela PUC de São Paulo. Foi pró-reitor de pesquisa, extensão e pós-graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Atualmente é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária de Chapecó ( Unochapecó).

Foi deputado estadual em Santa Catarina por três vezes, vice-prefeito e prefeito de Chapecó. Está no terceiro mandato no Parlamento Federal, foi membro da Mesa Diretora e integra a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O perfil intelectual sempre o acompanhou, estando no seu 12º livro como autor ou organizador, grande parte destas obras tratando de temas ou experiências políticas que passam a ser registradas como contribuição teórica e prática para a sociedade.

 

Texto – Assessoria de Comunicação Deputado Federal Pedro Uczai

Compartilhe
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
Siga o PT
LinkedIn
Share
Sem comentários

Deixe seu comentário